Neste último dia 14/11/17, em reunião plena de sua diretoria, o SNM – Sindicato Nacional dos Moedeiros – criou sua  Secretaria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial.
A criação foi uma necessidade para atender e dialogar com os diversos setores dos governos Federal, Estaduais e Municipais como também as várias entidades  como ONG’s, sindicatos, Centrais Sindicais, Federações, etc…, que dentro de suas estruturas buscam fornecer subsídios mútuos através destas secretarias que tem a  Secretaria Especial de Políticas de  Promoção da Igualdade Racial ( SEPPIR ) como coordenadora da inserção de políticas públicas como por exemplo as políticas afirmativas.
A secretaria nasce num momento oportuno, pois foi o ano que a  15ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), homenageou o escritor Afonso Henriques de Lima Barreto ( que escreveu romances entre eles: Clara dos anjos; Histórias e sonhos; Os Bruzundungas; Cemitério dos Vivos; O Homem que Sabia Javanês; Recordações do Escrivão IIsaías, O Triste Fim de Policarpo Quaresma, entre outros), como também as vésperas do dia 20/11 data que se comemora o dia da Consciência Negra, que é um alerta à sociedade da condição que vive este povo negro que, quando foram escravizados neste país e hoje relegados aos guetos e periferias, sempre foram as pedras angulares rejeitadas que criaram e sustentaram esta nação, e mesmo sendo maioria da população hoje não são vistos como iguais, ou seja, não são vistos como humanos dentro da consciência humana da elite minoritária, e sim como coisas ou coisa de preto como disse Willian Waak, ex âncora da globo que agora deve experimentar o que é viver sem prestígio e menosprezado provando de seu próprio veneno.
No último dia 18/11 a secretaria deu início as suas atividades contando com a presença do Sr Amaro  (CMB), Ex Dep Estadual Marcelo Dias, Ex Dep Federal Carlos Santana, Emeson Bispo (Diretor  do SNM), Aílton Antônio (Diretor do SNM), Sr. Moredson e Sra Patrícia Carvalho ( representantes do bairro de Santa  Cruz) , Aluízio Júnior (Presidente  do SNM ) dentre outros.
Após o encontro, onde se proporcionou vários contatos e trocas de experiências para pautar os novos encontros, os convidados puderam saborear uma saborosa feijoada que era o prato do dia na sede social do SNM.

Secretaria de Promoção da Igualdade Étnico-Racial

 

Missão

 Subsidiar e coordenar as ações e programas da secretaria no âmbito do SNM com informações e medidas efetivas de combate ao preconceito racial e suas consequências econômicas, sociais, políticas e culturais, sobretudo considerando o perfil da diversidade étnico-racial existente na Casa da Moeda do Brasil e no estado do RJ.

Objetivo

Atuar de forma articulada com as outras coordenadorias e secretarias das administrações Federal, Estadual, Municipal, como também ONG’s, Centrais Sindicais e Federações, dentre outros,  para garantir que sejam implementadas ações e projetos integrados nas áreas de educação, segurança, renda, trabalho, saúde, cultura, esporte, turismo, participação popular, etc., criando canais de comunicação e participação permanente, fundados numa cultura de respeito, valorização e reconhecimento dos diversos grupos étnico-raciais, para promoção de  mudanças estruturais e culturais efetivas na sociedade.

Terminamos com uma reflexão do Papa Francisco sobre o novo papel dos Sindicatos:

Renascer das periferias

Habitar as periferias pode se tornar uma estratégia de ação, uma prioridade do sindicato de hoje e de amanhã, indicou o Papa. “Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato. E não há um bom sindicato que não renasça todos os dias nas periferias, que não transforme as pedras descartadas da economia em pedras angulares. Sindicato é uma bela palavra que provém do grego syn-dike, isto é, ‘justiça juntos’. Não há justiça se não se está com os excluídos”.

 

Viva Zumbi!

Diretoria de Comunicação