Brasilia, 3 de julho de 2023 – Os representantes do Sindicato Nacional dos Moedeiros (SNM), juntamente com o Deputado Federal Lindbergh Farias, se reuniram com a Secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) para discutir os impactos da CGPAR 42 no Acordo Coletivo de Trabalho.
O encontro ocorreu na segunda-feira, em um momento crucial, às vésperas das Assembleias de Horas Extras e Escala, atendendo a um pedido do Deputado Lindbergh Farias.
Durante a reunião, foram abordados os pontos centrais da CGPAR 42 e a sua potencial interferência no fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho, bem como nos resultados das assembleias que ocorrerão entre terça e quinta-feira.
O Deputado Lindbergh Farias destacou a importância de a SEST e o Ministério de Gestão da Inovação em Serviços Públicos seguirem a orientação política do governo, que busca priorizar os trabalhadores.
Os diretores do SNM ressaltaram a necessidade de garantir que a proposta da Mediação do TST seja aprovada pela SEST, onde se contemplou, em parte, os anseios da categoria. Além disso, defenderam a revogação da resolução CGPAR 42, por ser inconstitucional e ultrapassar a vontade dos legisladores que já sustaram a CGPAR 23 em 2021, que tratava do mesmo tema.
Os representantes do sindicato informaram que os trabalhadores estão dispostos a intensificar as mobilizações pelo Acordo Coletivo e podem não renovar os acordos específicos de hora-extra e escala.
Após a reunião, a Ministra Esther Dweck entrou em contato com o Deputado Lindbergh Farias e informou estar ciente dos problemas enfrentados pelos trabalhadores da Casa da Moeda do Brasil. Ela afirmou estar estudando medidas para solucionar o nosso Acordo Coletivo de Trabalho. A ministra se comprometeu a fornecer uma solução concreta nos próximos dias.
O Sindicato Nacional dos Moedeiros, em nome de toda a categoria, expressa seu agradecimento ao Deputado pela atuação firme na defesa dos direitos dos trabalhadores da Casa da Moeda do Brasil
Diretoria de Comunicação | Sindicato Nacional dos Moedeiros
Comentários